
Mas ontem descobri, visitando o Instituto Butantan, que há lagartas e taturanas venenosas e que podem ser muito perigosas ou fatais.
Pouca gente sabe, mas o Instituto Butantan tem um hospital especializado em picadas e alergias causadas por bichos que funciona 24h.
E há departamentos que recebem insetos, aracnídeos, cobras, anuros, bichinhos esquisitos no geral. Até carrapatos. Ao entregar o bicho, de preferência vivo, a gente recebe uma ficha com as informações sobre ele: o nome científico, o nome popular, as características principais e a periculosidade. E os funcionários ficam à disposição para tirar qualquer dúvida sobre prevenção e outras informações. É um serviço gratuito à comunidade. E eles agradecem muito quando recebem os bichinhos que a gente leva, eles utilizam para estudos e às vezes para produção de soros e remédios.
Lá no Instituto Butantan tem cursos para leigos que parecem ser bem interessantes, eu mesma quero fazer algum um dia. Sem falar no museu e nos tanques de cobras abertos à visitação.
Por isso, vale a pena participar e divulgar esta boa iniciativa brasileira que não é tão reconhecida ou mesmo desconhecida por muita gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário