segunda-feira, junho 05, 2006

Terra, és o mais bonito dos planetas

Queridos leitores,
O post de hoje é uma carta que dirijo a uma amiga muito especial. É uma garota muito esperta que conheci através de seu blog. Ela apresenta um diário com suas aventuras do dia a dia, seus passeios, suas compras, suas impressões da escola, suas atividades... e nos conta com muita sinceridade sobre seus medos, suas dúvidas... fala com carinho de seus amigos, preocupando-se com eles... são pensamentos maduros e sensíveis.
Não é preciso nem dizer que adorei encontrar esta pessoa linda por dentro e por fora.
Por isso esta carta... quero dividir com ela e com vocês um pouco de minha estória, e mostrar como que todas as vidas do universo estão de alguma forma relacionadas.

.


Querida Cris,
.
O motivo que eu quis lhe mostrar o meu texto foi que com a ajuda de suas palavras eu pude me lembrar de muitas coisas que aconteceram comigo, motivo que me levou a procurar em cadernos antigos alguns diários que descrevem como eu me sentia antes. Por isso eu quero lhe agradecer, para mim foi muito bom este processo. Acho que com o outro a gente aprende muito de nós mesmos.
Eu não tinha tanta certeza do que iria acontecer comigo. É engraçado, para mim, ler estes diários e encontrar ‘pistas’ que no fim diziam a verdade de meu futuro. Em algum lugar do meu inconsciente eu simplesmente sabia o que iria acontecer.
Mas o fato é que eu me sentia muito angustiada, muito sozinha nas minhas decisões, e muitas vezes até muito triste por não saber o que eu queria da vida. Na verdade eu sentia até muita vergonha...
.
Assim que terminei a escola, não consegui ingresso na faculdade, e fiquei um ano estudando e trabalhando.
Na época de eu tentar entrar em uma faculdade, no ano seguinte, tentei umas 8. Em cada uma eu prestei uma coisa diferente, por não saber o que fazer. Prestei psicologia, direito, jornalismo, cinema, comunicação, relações internacionais. Pensei em prestar nutrição também, mas acabei desistindo. Só prestei letras na usp, a única universidade pública de São Paulo e a única gratuita, ou seja, com enoooooorme concorrência. Escolhi o curso de letras não por causa da literatura, mas por causa de ter conseguido entrar na melhor universidade do Brasil. Entrei no curso de francês, que cursei até o último ano. No último ano desisti e mudei o curso para português. Desistir de um curso da faculdade é muito menos angustiante do que se pensa. Quando vi que estava fazendo algo errado e mudei de curso, foi um grande alívio para mim, uma grande alegria. Foi a melhor coisa que fiz: cheguei ao curso certo com maior maturidade e até aproveitei melhor do que aqueles que tinham acabado de entrar.
Sem dúvida tive uma grande ajuda da sorte. Acabei no lugar certo. E nem tudo dependeu de mim. Nem tudo depende só da gente...

É muita pressão para a gente ter que escolher o que vamos fazer durante a nossa vida inteira, principalmente do lado de fora. Só dentro da universidade é que pude encontrar os meus verdadeiros gostos, os meus verdadeiros talentos. Tem gente que já sabe desde criança o que quer fazer. Sorte para eles. Mas cada um tem uma estória diferente, e só nós é que podemos desvendar os caminhos de nosso destino. Certamente este processo doido que fez parte do meu caminho contribuiu para eu ser a pessoa que sou hoje.
E tem cada estória louca por aí... gente que faz um determinado curso da faculdade só para agradar aos pais e só depois que vai fazer o que gosta de verdade, gente que não faz faculdade nenhuma e mesmo assim vai trabalhar no que gosta, gente que tinha certeza de que seria médico ou engenheiro, chegou na faculdade, viu que não era nada daquilo e foi fazer filosofia... não existe um caminho certo e sem saída.

Hoje, eu sei o que quero da vida. É algo muito bom que conquistei para mim. Mas esta certeza só me chegou com 30 anos. Isso não me tornou menos inteligente, menos bonita, com menos valor. E não me impediu também de eu ter uma estória profissional feliz (conturbada, mas feliz).

Agora tenho outros questionamentos, outros desafios. Eles nunca param (ainda bem).
O que a gente aprende a controlar melhor é a ansiedade, o medo... não que desapareçam, porque tudo faz parte da vida... mas não precisamos nos martirizar tanto... o mundo dá muitas voltas...
Por isso precisamos e muito valorizar os bons momentos que temos, as boas amizades, as boas oportunidades...
Isso é o que conta no final das contas.

Cris, acho que você é uma pessoa muito especial. Acho não, tenho certeza. Certeza porque tudo o que faço da minha vida é ler textos, interpretar textos, identificar os conteúdos das palavras.
E não foi por acaso que me detive no seu blog. Porque ele, através de depoimentos simples e do cotidiano, revela a pessoa extraordinária que você é. É preciso muita coragem para se expor, expor os medos, os erros, as dúvidas... e isso você faz com maestria!
Não sei se você vai ser nutricionista, professora de ioga, escritora, carpinteira, cantora, o que seja. Mas tenho certeza de que será uma excelente profissional, seja lá o que escolher. Isso já está escrito no seu destino porque está escrito na pessoa que você é.
Continue fazendo a sua parte. E tenha fé em si mesma, tenha fé no seu destino. A vida reserva muitas surpresas para todos nós, o tempo todo.

Um beijão bem grandão...
Rosely

2 comentários:

cris disse...

oi*** Adorei a sériu...mt mt obrigado, tens sido impecavel cmg :) tenhu aprendido algu ctg!
Dsculpa ser um comentariu pekenino, só vim msm aki dar a mha marca...Há mtu k fazer antes das fériaxinhas...bj***bigada :) ah e sendo tu uma mulher da literatura, dsculpa as abreviaturas do meu blog...:)

Anônimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»