quinta-feira, agosto 06, 2009

Todo menino é um rei

Spencer Reid é um dos personagens principais da série Criminal Minds, agente especial da equipe de análise comportamental do FBI (Behaviral Analysis Unit -BAU).
Spencer Reid foi em princípio criado com a intenção de apresentar características de uma pessoa com “síndrome de Asperger”, pelo que eu entendi um tipo de autismo. Algumas dessas características permanecem, como alto QI, memória fotográfica e dificuldade de entrosamento social. Em algum episódio da primeira temporada, até se menciona a palavra “autista” como adjetivo de Reid. Na minha opinião, outros “sintomas” desta síndrome foram abandonados durante a série ou porque entravam em contradição com a profissão deste personagem ou por conta de atender expectativa de fãs mesmo (acho que o Reid ficou mais simpático do que o previsto). Mas não entendo quase nada sobre esses assuntos da área de psiquiatria, então não dá para levar o que penso muito a sério... um outro personagem que parece explorar as características desta síndrome de Asperger, de forma até caricatural, é o Sheldon, da série “The big bang theory”: inclui necessidade de rotina, comportamento repetitivo, egocentrismo, dificuldade de percepção dos sentimentos alheios, leitura da linguagem bem ao pé da letra (em conseqüência dificuldade de perceber ironia ou sarcasmo). Bom, para ser um “profiler”, é necessário perceber (e bem) o comportamento do outro, não é?
Se bem que às vezes em algum diálogo entre Reid e Prentiss, Reid leva bem ao pé da letra algumas metáforas ou expressões e a Prentiss fica meio sem saber como se explicar, ela acaba recorrendo ao “deixa para lá!” – por exemplo: Prentiss falou uma vez, voltando à BAU de uma missão: “Vocês não têm a impressão de que a volta é sempre mais rápida do que a ida?”, referindo-se à sensação de alívio ao voltar para casa. Inesperadamente, Reid responde: “Isso porque os ventos estavam a nosso favor”, referindo-se à diferença de velocidade do avião na viagem de retorno. Ou seja, ele entendeu a expressão bem ao pé da letra.
Além disso, Reid demonstra e expressa seus sentimentos em muitos momentos, até de forma intensa – diferente de Sheldon, por exemplo – e muitas vezes empatia. Ou seja, embora o Reid seja meio estranho, parece que um portador desta síndrome, pelo menos se manifestada de forma mais contundente, seria mais peculiar ainda.
Enfim, autista ou não, adorável!

O que eu acho de muito fascinante neste personagem é poder acompanhar um processo de amadurecimento no decorrer das temporadas. Na primeira temporada, ele era quase um garotinho, ainda mais que na sua história escolar não teve oportunidade de “crescer” com os meninos de sua idade por ter terminado a “hight school” (tipo ensino médio) com apenas 12 anos. Ou seja, ele continuou um garoto mesmo com 25.
Na primeira temporada, ele era muito mais delicado nos gestos, na voz, na postura... mas agora já maneja arma com segurança e sabe se posicionar nos momentos necessários. É lógico que ainda não é um homem maduro, mas foi o personagem que mais mudou no percurso de Criminal Minds. Acho que mudará bastante ainda, acho que isso vai ser bem legal. Quem sabe o Morgan pára de chamá-lo de “kid”, que acho isso muito chato.
Apesar de também o personagem sustentar alguma aparência de fragilidade, desenha-se nele uma incrível força: o fato de ter crescido com uma mãe esquizofrênica é de se levar em consideração. Sobrevive a tudo. E ainda vai levar um tiro na quinta temporada! Af, tomara que sobreviva de novo!! É muita coisa para um só personagem, mas ele é um agente de elite! É o Super Spencer Reid!!
Eu adoro o jeito que Matthew Gray Gubler dá vida ao personagem, só um cara doido e excêntrico como ele poderia reagir tão bem às aventuras do Spencer, mesmo que o personagem seja tão sério. O que sempre me chamou a atenção na sua atuação é a expressão vocal, que ficou cada vez melhor desde a primeira temporada. Ninguém mais tem a voz tão bem trabalhada e expressiva quanto Matthew, não me surpreende em nada que ele faça dublagem de animações. Neste sentido, admiro imensamente seu profissionalismo, tenho certeza de que ele faz milhares de exercícios vocais para chegar neste resultado (além de comer muitas maçãs rs).
Por coincidência, o primeiro episódio de Criminal Minds que assisti foi justamente o 214, quando Reid é raptado, então assisti o 215 na semana seguinte para ver a continuação. E sabe que nem ao menos o achei bonito?
Mas ao acompanhar a terceira temporada, virei superfã. Seu jeito de tagarelar, suas mãos longas e finas sempre se movimentando com agilidade, seu jeito por vezes desengonçado, suas gafes e incríveis resoluções... para mim é o herói perfeito! Somente a possibilidade de conseguir ler uma biblioteca inteira e não se esquecer de nada já me faz delirar. Eu cresci em uma biblioteca, mais amiga de livros do que de pessoas, almejando uma vida intelectual, e sempre me frustrou saber que eu nunca conseguiria ler todos os livros que eu quero ler assim como o fato de que eu esqueço um monte de coisas que eu li (droga!). Mas isso não acontece com o Super Spencer Reid!!
Ah, e tem ainda o tempero especial: ele é fã de Star Trek, de HQs, de ficção científica e um monte de outras coisas legais.
Bom, quero fazer também um texto sobre cada personagem de Criminal Minds, essa série é ótima!!

3 comentários:

Unknown disse...

Eu amo o Reid, mas amo mais o Matt!! rs

Sei que parece estranho, mas acho que émais fácil gostar assim...

Adorei o texto. Realmente ele foi quem mais mudou no decorrer das temporadas.

A voz dele é perfeita!!!!

E eu gosto qd o Morgan o chama de "kid", dá um ar de irmão mais velho, de zelo, carinho...

Me apaixonei pela série por causa do Matt que fez o Reid ser o personagem mais fofo de todos os tempos!!!

beijos

Lari disse...

Rosely, como sempre, vc consegue explicar perfeitamente o que nós, fãs do Reid e do Matthew sentimos...
Parabéns!
Bjinhus, Larissa
(Comunidade do CM)

Caroline disse...

Adorei seu texto.
Sem discutir sobre as questões psicologicas, pq não tenho gabarito para fazer isso.
Ele é realmente do jeito que você descreveu e concordo que foi a personagem que mais cresceu ao longo da série.
Acho o Reid o curinga de CM, pq nada é padrão nele, até um rompante de raiva pode acontecer um dia, pq ele ainda esta se desenvolvendo.

Adorei!!!
bjs
Carolyn
!comunidade de CM)