quarta-feira, abril 25, 2007

A passos de formiga e sem vontade

Ontem estive assistindo um documentário sobre o furacão Katrina. Sim, todos nós estamos carecas de saber que arrasou Nova Jersey, deixou muitas pessoas desabrigadas, muitas mortas e afundou a cidade.
O que eu não sabia é que, SEIS meses depois, o governo americano não tinha ainda providenciado a organização da cidade, na verdade, não tinha providenciado nada. As pessoas tentavam voltar para suas casas, mas simplesmente não conseguiam: as marcas da destruição continuavam jogadas nas ruas. Toneladas de entulhos impossibilitavam a mobilidade e a regularização do espaço.
E o pior!
Quando as pessoas conseguiam voltar para as casa, encontravam anotados nas portas os números de mortos encontrados no interior das residências pelas equipes de resgate.
Quando viam o número 0, aliviam-se, pensando: "puxa, meus entes queridos estão por aí, em algum lugar..."
Mas ao entrarem, descobriam corpos.
Não consigo imaginar uma possibilidade tão cruel quanto esta a estes sobreviventes já traumatizados pela catástrofe.
Estes dias eu estive me recordando da infância, até me lamentando das perdas, já estou completamente consolada: pelo menos os meus brinquedos queridos eu doei para uma instituição de caridade, e as minhas coisas foram parar em outras casas, encontrar outras crianças. Não foram levadas por um temporal. Ou por um pesadelo.

Um comentário:

Camila disse...

Que dificil descobrir qual blog vc esta usando!
Fico feliz que tenha gostado, Rosely! Seu cantinho por aqui tb e mto lindo... Visitarei sempre... Quanto as dores do mundo... Hummmmmm... Tb acho que a dor precisa ser compartilhada... Escrita... Dividida... Mas acho que isso sempre e num segundo momento... Quando a dor esta ardendo ainda. Quando a dor vem de verdade, forte, aguda, acho que o melhor remedio e dormir... Ou chorar com todas as forcas...

Mto triste a realidade dos americanos, nao? Desigualdade e uma das palavras mais feias do mundo e combina perfeitamente com eles... E com a gente tb, ne? Infelizmente...

Li sobre isso que vc falou... Sobre o total desrespeito que tiveram com americanos mesmo... Imagine com o resto do mundo?

OBs - teclado totalmente desconfigurado...

Beijao.