quinta-feira, setembro 21, 2006

Tudo muda o tempo todo no mundo...

Se tem algo que eu tenho certeza nesta vida é de que o mundo dá muitas voltas.
A gente só se surpreende o tempo todo como as situações mudam, os papéis se invertem, as pessoas mudam de opinião.
Ainda bem.
Porque senão as pessoas que estão por aí querendo dar uma de boazudas nunca seriam desmascaradas. Porque senão quem foi injustiçado nunca poderia um dia lavar a má fama. Porque senão a gente nem precisaria ter esperança de nada. Mas o tempo é o melhor juiz. É o melhor remédio. É o melhor reconciliador.
Enquanto a gente vai fazendo a nossa parte, o mundo vai dando voltas. O importante é não ficar parado. Tem que deixar para lá as coisas que nos perturbam e seguir adiante, procurando sempre fazer o melhor que pudermos. O que não depende da gente tem um desenvolvimento por si só. Não podemos controlar tudo. Mas não poder controlar tudo não significa que tudo está fora de controle.
Nem toda força feroz da natureza é para o mal. Os trovões fertilizam a terra.
.
Mas não é impressionante como tem gente cara de pau que não tem nem vergonha das próprias trapaças??
Eu fico impressionada.
Por isso a gente não pode ficar desatento. Sem ser neurótico, temos que ter uma auto-preservação, porque nunca se sabe o que pode surgir na nossa vida. Temos que tomar atitudes de proteção. Despertar espírito crítico para não nos deixarmos levar por conversa mole. O que o estelionatário faz antes de dar o golpe é ganhar a confiança, virar o melhor amigo. Vestir a pele de cordeiro e se mostrar o ser mais dócil e mais digno.
Questionar não faz mal, não. Formalizar também não.
.
Ainda bem mesmo que o mundo dá voltas.
O mundo escapa ao nosso ritmo ocidental, que quer resolver tudo na hora, que diz que tempo é dinheiro. Tempo é tempo e tem seu próprio ritmo. Não se mede nem tem preço, não. O que tem preço é o tempo da indústria, que coloca ponto na porta de entrada para a gente bater. A vida não funciona em horário comercial. E nem sangue é tempo. Não podemos também nos deixar levar por este papo furado do mundo empresarial que diz que o comprometimento com o trabalho deve ser até à alma. Realização profissional é importante, mas não é tudo. Treinamento em motivação é muitas vezes lavagem cerebral para facilitar a exploração. No fim das contas as rugas ficam marcadas no nosso rosto, em ninguém mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uau! Denso, forte e poetico. Bravo!

Mada

Eu canto no chuveiro disse...

É que você merece, viu muié? (Tô falando do teu post lá no meu blog)