sábado, março 18, 2006

Uh, uh, uh, que beleza!!!!

Beleza não se põe na mesa. Tem quem não goste de galã, tem quem prefira o charme da diferença, tem quem não ligue para moda. Tem quem ache a moda horrível, inclusive.
Outro dia estava no ônibus, vi uma mulher, na casa dos 40, toda arrumada. Dava gosto de observar as mãos e os pés bem cuidados, unhas pintadas, sandália prata, vestido rosa com detalhes em renda, justo mas não agarrado, cabelo penteado com fita. Nada de extravagante, sem aspirações de jovenzinha, longe de ser comparada a uma perua. Bonita mesmo. Assumida com o rosto que já apresentava algumas marcas da idade, assumida com o corpo que não demarcava cintura fina. Gente, que mulher maravilhosa.
Isso me inspirou a observar mais as pessoas que estavam na rua. Enquanto aguardava um amigo meu na entrada do Conjunto Nacional, na avenida Paulista, comecei a verificar como as pessoas, cada uma a seu modo, se arrumam, se preparam para a rua. Como elas se apresentam para o mundo. Dá gosto de ver a beleza das pessoas, como são belas. Cabelo crespo solto comprido, pele branca transparente, perna fina, perna grossa, gente alta, gente baixa, saia curta, bermuda largada, calça xadrez amarela, blusa frente única, camisa fechada até o pescoço, olho preto, olho azul, lábios grossos, cabelo pintado vermelho, cabelo descolorido, cara limpa, cara maquiada, todas as cores na rua, inclusive de pele.
Como são bonitas as pessoas que se valorizam, mesmo que a barriguinha esteja saliente, mesmo que o nariz não seja arrebitado, mesmo que o dente esteja torto, mesmo que a cicatriz apareça. São bonitas.
E cada tatuagem criativa!
Não sou contra plástica, não sou contra turbinação, não sou contra nada. Cada um que faça o que lhe for melhor. Um detalhe aqui ou ali podem melhorar o astral. Mas é triste pensar que grande parte de todas as atitudes drásticas (porque tomar anestesia e se submeter a cirurgia não é tão simples e indolor) é fruto do não gostar de si mesmo, do achar que se deve transformar em um boneco para ser aceito no mundo. Como odiar o espelho tendo características que ninguém mais no mundo tem? Como aspirar ser especial querendo se tornar outra pessoa? A felicidade assim chega, negando a si próprio? Acho que há uma diferença entre querer melhorar algo no corpo e querer retirar/colocar para anular o que há no corpo original.
E viva a beleza.

2 comentários:

Anônimo disse...

É mesmo triste a obsessão das pessoas em perseguir a qualquer custo um ideal de beleza. Ficam tão obcecadas que não conseguem enxergar o que elas próprias têm de belo... e o pior é q eu me pego fazendo isso às vezes... Tb, né? Isso nos cerca por todos os lados!

Aliás, eu mesma nunca gostei de homem bonitão... sempre achei mais interessante aqueles mais discretos, mais misteriosos:-)

Anônimo disse...

Como o blog fala sobre música, ai vai a música: Salão de beleza, do Zeca baleiro, que tem tudo a ver com esse comentário:

Se ela se penteia eu não sei
Se ela usa maquilagem eu não sei
Se aquela mulher é vaidosa eu não sei
Eu não sei eu não sei
Vem você me dizer que vai a um salão de beleza
Fazer permanente massagem rinsagem
Reflexo e outras cositas más
Baby você naum precisa de um salão de beleza
Há menos beleza num salão de beleza
A sua beleza é bem maior do que qualquer beleza de qualquer salão
Mundo velho e decadente mundo
Ainda não aprendeu a admirar a beleza
A verdadeira beleza
A beleza que põe mesa
E que deita na cama
A beleza de quem come
A beleza de quem ama
A beleza do erro puro do engano da imperfeição
Belle belle como Linda Envangelista
Linda Linda como Isabelle Adjani

E viva a beleza e viva o michael jackson quando ele era nenê, porque agora ele está de morrer, rere (BAD)!! ;) Quem assina é o sabugo - mas sei lá não consegui me cadastrar nesse troço!! então entra no semi-anonimato!!