domingo, outubro 08, 2006

Linda garota de Berlim

Ontem eu estive passeando e refletindo acerca das belas palavras que nos rodeiam.
Passei por exemplo na estação Carandiru. Que linda palavra, Carandiru. Palavra que está amaldiçoada a ser feia. O que será que a bruxa que a enfeitiçou estipulou como quebra de feitiço? Enquanto isso, segue a linda palavra feia a esperar. Conto de fadas que espera a se realizar.
À noite comprei duas gérberas. Que linda palavra gérbera. Entrou na minha casa rosa e vermelha.
Tão linda quanto a palavra luz. Tão linda quanto à palavra terracota. Terracota é o nome da cor da luz do meu quarto.
Estou rodeada de palavras lindas. Elas me enfeitam o tempo todo. Me embevecem.
Um dia minha amiga Simone me falou que ela achava que eu ia andando na rua olhando por todos os lados e admirando tudo o que eu via. Simone tinha razão, tem ainda, Simone sempre terá razão sobre mim. Ela me conhece bem.
Que linda palavra Simone.
Que lindas palavras paineira, pitanga, romã, que doces palavras sargeta, caldo, deglutido. Cílios. Camarada. Língua. Certeza.
Eu fico toda confortável em meio a tantas palavras que me agradam.
Tão confortável que sinto sono.
Vou dormir as palavras. Sssssssssssssssssssss.
Apague a luz.
Terracota.

Um comentário:

sabugo disse...

Qual o significado de CARANDIRU? Procurei... e na minha procura encontrei isto:
carandiru, Origem Tupi-guarani, Combinação das palavras CARANDÁ + IRU:
Carandiru = "Abelha da carnaúba" Carandá = Carnaúba (espécie de palmeira) + Iru = Abelha
(Fonte: Prof. John Monteiro, Unicamp)
Carandiru = "Recipiente feito de carandá" Carandá = Carnaúba + Iru = Recipiente
Fonte: Luis Caldas Tibiriçá, Traço Editora)

??? Iru é recepiente e abelha??

Fora essas dúvidas encontrei também:

Aspecto histórico:
Carandiru = "Onde os ratos são dilacerados "
(Fonte: Depoimento dado ao produtor-executivo (do filme), Fabiano Gullane, em visita à Penitenciária 15/11/2000).
Carandiru = "Prisão indígena similar à senzala dos negros",
Em 1967, a Sra Maria da Penha realizou pesquisa sobre a história do bairro de Santana e constatou que, no local onde situa-se o Carandiru, existiu uma fazenda. Constatou, também, resíduos preservados de uma senzala. (Fonte: Penha – Diretora da Penitenciária Feminina da Capital).
Era um córrego do bairro de Santana. O córrego Carandiru banhava a Fazenda Jesuíta, no atual bairro de Santana, onde foi erguido o Complexo Penitenciário do Carandiru. Consulta feita por Dina (Bibliotecária da FAU – USP - Fonte: "Bairro de Santana", livro de Maria Cecília Teixeira Mendes Torres, Editado pela Prefeitura de São Paulo, Depto de Cultura, 1970)