sábado, outubro 07, 2006

Lindos versos de amor

"O mais polêmico compositor do país chama de "atrasados" os brasileiros que sonham em ser americanos. Caetano Veloso solta o verbo na semana em que lança, pela primeira vez na vida, um disco que só traz músicas suas. Nada de outros compositores. A língua afiada de Caetano não poupa nem o próprio Caetano".

Eu não sou muito de assistir Fantástico. Mas passou um programa muito interessante de Regina Casé sobre Angola e Moçambique, e fiquei assistindo o Fantástico esperando a vez. Por um acaso eu acabei vendo uma entrevista com Caetano Veloso. Este é um cantor que admiro muito, gosto muito de suas composições, de sua voz. Com as opiniões e pessoa já não tenho tanta afinidade. Mas o que ele falou sobre os brasileiros que sonham em ser americanos (e também europeus, diga-se de passagem) eu achei ótimo. Porque acho isso mesmo, o Brasil tem tanto talento que nem se dá conta.
Detesto quando alguém ou alguma entidade trata o brasileiro como brega. Trata o baiano como tosco. Desdenha o artesanato caipira. Desdenha as coisas da própria terra.
Quando estive em Salvador, a trabalho, tive a oportunidade de conversar com um vendedor de colar. Ele me disse que só turista que comprava as suas criações, que baiano mesmo não queria saber.
No mesmo dia vi uma reportagem na televisão (acho que estava perto do dia dos namorados ou coisa assim) um monte de gente procurando colares de ouro e diamantes para comprar. Que tinha inclusive colares importados em promoção, por volta de R$300. Fiquei estupefata. Como valorizar tanto os degsiners de fora e desconsiderar um belíssimo colar de sementes coloridas? Colar cuja beleza inclui a criatividade do criador? Como justificar que um colar que custe R$ 30 as pessoas podem achar até caro e sem nem pestanejar estão gastando R$300 em prestação?
Não dá para entender.
Brasileiro é muito criativo, muito espontâneo, muito amigo, muito flexível. São qualidades de ouro. Se a indústria brasileira tem chance, põe o mundo no bolso.
Dá gosto de ver quando vejo uma loja chique vendendo fuchico. Biojóias se destacando. Notícias de artesanato brasileiro em exportação, de vento em popa. Bonecas de pano na moda.
Brasileiro tem que ser assim: brasileiro.

3 comentários:

Eu canto no chuveiro disse...

Rô,

eu adoro as coisas que vc escreve.

Não tenho escrito posts no meu blog nem comentários no seu... ando sem inspiração, mas lei teu blog todos os dias. Beijo grande.

Eu canto no chuveiro disse...

Rô,

eu adoro as coisas que vc escreve.

Não tenho escrito posts no meu blog nem comentários no seu... ando sem inspiração, mas lei teu blog todos os dias. Beijo grande.

Eu canto no chuveiro disse...

"leio", não "lei" ...eu quis dizer