quarta-feira, junho 06, 2007

Ora, vejam só!

Não é de hoje que reclamo do frio. Nos últimos invernos, a barra tem sido pesada para mim. O que sempre estranhei, porque não me lembro de ser assim tão difícil quando estava na escola ou mesmo no curso de minha primeira graduação.

Ontem descobri que sou mais uma vítima da "depressão sazonal".
E, ao contrário do que muita gente pensa, essa depressão (ou seja, falta de vontade de fazer as coisas, mais tristeza, alteração de humor e apetite, necessidade de dormir mais, pouca resistência ao frio, entre outros sintomas) não é ocasionada pelas baixas temperaturas.
Estive pesquisando na internet e descobri que principalmente mulheres entre 20 e 30 anos, até os 40 mais ou menos, podem diminuir a produção de alguns hormônios por causa dos dias mais curtos e menos exposição à luz.

Como uma plantinha que murcha nas sombras.

E o tratamento inicial é feito justamente com fototerapia. Aumentar a luz do quarto e da casa, ficar ao sol sempre que possível, enfim, fico feliz só de pensar nos benefícios que estão bem aí pertinho de mim.
Para quem a situação fica mais difícil, tem até tratamento medicamentoso. O que acho que não será o meu caso! Mas é sempre bom ficar de olho, né!

2 comentários:

Eu canto no chuveiro disse...

Interessante, né.... vc sabe que no frio eu sempre sofro... parece q ponho blusas e blusas e nada. E o Ademir fica dizendo que eu sou doente... hehe

Rô, vcs não querem jantar lá em casa no sábado? Vai a Priscila e o namorado dela... a gente vai fazer um capeletti! Vamos????

Anônimo disse...

Rosely... Eu fiquei um tempão achando que tinha essa doença e acho que tinha mesmo. Vi uma reportagem sobre isso há alguns anos. Eu tb fico desanimada no frio, no escuro. Acho que, guardadas as devidas proporções, é um fenômeno que atinge todo mundo. Mas alguns sofrem mais e chegam a ficar doentes. Nesse inverno - nem é inverno ainda, né? - não estou assim. Mas já estive. E só de pensar em luz dá uma certa alegria, não é? Nesse feriado havia frio mas havia sol. Vc se sentiu melhor? É bonito acordar e ver o Sol entrando pela janela. Dá uma sensação de vida, de alegria, né? Beijinhos. Camila.